15 de setembro de 2019
  • Gastronomia.com España
  • Gastronomia.com México
  • Gastronomia.com Perú
  • Gastronomia.com Colombia
  • Gastronomia.com Paraguay
  • Gastronomia.com Argentina
  • Gastronomia.com Ecuador
  • Gastronomia.com USA
Siga-nos no  

9 de setembro de 2019
Avaliação  51 (1)
Tradição Tolimense: Leitão
FacebookTwitterGoogle PlusLinkedin
O leitão é um prato típico da região colombiana de Tolima. Este requintado prato conquistou o resto do país, tornando-se um dos pratos tradicionais mais populares da culinária colombiana.

A preparação do prato consiste em encher um porco inteiro com arroz, carne, batatas, ervilhas e condimentos e colocá-lo em um forno de tijolos por 10 a 12 horas, dependendo do tamanho e peso do leitão. Para servir, acompanha-se de arepas, pão e um pedaço de couro crocante. Este prato principal é geralmente apreciado durante celebrações especiais, como aniversários, casamentos, festas populares, feiras e até eventos políticos.




O porco é remoto desde o tempo da conquista espanhola, diz-se que foi o assado castelhano que inspirou a criação do prato colombiano que mais tarde faria parte da identidade e cultura dos tolimanes. É tão representativo que, além de poder ser apreciado durante o ano em vários restaurantes, em algumas casas é especialmente preparado para noite boa e ano novo.

Ao assar um porco inteiro, são obtidas até 50 porções, dependendo do tamanho, portanto, em algumas casas, geralmente é preparada uma receita caseira apenas com a carne e a pele de porco em porções.
 
Diana Ramírez R.
 
Créditos da imagem:
Morando em Cali

Valora esta noticia 

 

Top videos

EVENTOS
10 de outubro de 2017
(43)
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastronomía y el Encuentro Iberoamericano de Chefs. Países como Perú, México, Argentina, Uruguay, Brasil, Guatemala o País Vasco mostraron su riqueza y diversidad gastronómica; y representantes de diferentes sectores relacionados con la cocina como los chefs Germán Martitegui, Andoni Luis Aduriz o José del Castillo, ofrecieron showcookings y presentaciones. Un túnel del vino, en el que se ofrecieron catas y degustaciones de los vinos y bebidas más representativas y sorprendentes, y diferentes espacios de degustación y mercado. 3 jornadas de celebración de la cultura gastronómica de Iberoamérica que reunieron a más de 22.000 visitantes.