19 de novembro de 2019
  • Gastronomia.com España
  • Gastronomia.com México
  • Gastronomia.com Perú
  • Gastronomia.com Colombia
  • Gastronomia.com Paraguay
  • Gastronomia.com Argentina
  • Gastronomia.com Ecuador
  • Gastronomia.com USA
Siga-nos no  

7 de outubro de 2019
Avaliação  (0)
O Cayeye, uma delícia da costa colombiana
FacebookTwitterGoogle PlusLinkedin
Cayeye, também conhecido como mote de guineo, é um dos pratos favoritos dos habitantes do departamento de Magdalena (Colômbia).

É um delicioso purê de pequenas bananas verdes que, depois de cozinhar com água quente, se mistura com alguns ingredientes. Sua receita mais simples tem apenas queijo e manteiga, mas, tradicionalmente, deve ter cebola, pimentão vermelho, alho, achiote e tomate. Além disso, pode ser adicionado ao purê, leite e soro de leite costeiro.




Como você pode ver na fotografia de referência, o prato tradicional da costa caribenha do país também é servido com carnes, entre seus companheiros mais comuns estão peixe frito, camarão, carne, salsichas e até polpa de caranguejo. Há quem prefira simplesmente servi-lo com um ovo frito por cima e fatias de abacate.

O momento ideal para apreciá-lo é de manhã, o café da manhã é perfeito porque, com tantos nutrientes, o mote guineo nos enche de energia. Este prato tem uma variação chamada "Cabeça de Gato" que difere do cayeye pelo uso de bananas verdes regulares.
 
Diana Ramírez R.
Créditos da imagem: Cunit

Valora esta noticia 

 

Top videos

EVENTOS
10 de outubro de 2017
(43)
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastronomía y el Encuentro Iberoamericano de Chefs. Países como Perú, México, Argentina, Uruguay, Brasil, Guatemala o País Vasco mostraron su riqueza y diversidad gastronómica; y representantes de diferentes sectores relacionados con la cocina como los chefs Germán Martitegui, Andoni Luis Aduriz o José del Castillo, ofrecieron showcookings y presentaciones. Un túnel del vino, en el que se ofrecieron catas y degustaciones de los vinos y bebidas más representativas y sorprendentes, y diferentes espacios de degustación y mercado. 3 jornadas de celebración de la cultura gastronómica de Iberoamérica que reunieron a más de 22.000 visitantes.