21 de setembro de 2020
  • Gastronomia.com España
  • Gastronomia.com México
  • Gastronomia.com Perú
  • Gastronomia.com Colombia
  • Gastronomia.com Paraguay
  • Gastronomia.com Argentina
  • Gastronomia.com Ecuador
  • Gastronomia.com USA
Siga-nos no  

2 de março de 2020
Avaliação  (0)
Tradição Bolívar: Chigüiles
FacebookTwitterGoogle PlusLinkedin
Na província de Bolivar, vem uma preparação tradicional do "Chigüil", uma massa de milho alongada, preparada com banha de porco e recheada com queijo envolto em uma folha de bananeira ou milho.

A receita do chigüil passou de geração em geração sem modificações, diz-se que nasceu em Guaranda, embora outros cantões o considerem um prato típico. A origem remonta aos tempos pré-hispânicos, mas depois, durante a colônia, o queijo foi adicionado.




Este prato é um legado gastronômico da cultura indígena que vem avançando ao longo do tempo e ainda é apreciado hoje. O momento ideal para prepará-lo é em fevereiro e março, quando o milho é macio e geralmente é servido com uma xícara de café quente.

Muitas pessoas dizem que o nome "chigüil" se refere ao seu invólucro, pois se assemelha ao modo como embrulham os recém-nascidos e estes eram chamados de "guagu chigüis" ou "chigüilitos".

Valora esta noticia 

 

Top videos

EVENTOS
10 de outubro de 2017
(44)
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastronomía y el Encuentro Iberoamericano de Chefs. Países como Perú, México, Argentina, Uruguay, Brasil, Guatemala o País Vasco mostraron su riqueza y diversidad gastronómica; y representantes de diferentes sectores relacionados con la cocina como los chefs Germán Martitegui, Andoni Luis Aduriz o José del Castillo, ofrecieron showcookings y presentaciones. Un túnel del vino, en el que se ofrecieron catas y degustaciones de los vinos y bebidas más representativas y sorprendentes, y diferentes espacios de degustación y mercado. 3 jornadas de celebración de la cultura gastronómica de Iberoamérica que reunieron a más de 22.000 visitantes.