O figo: comida dos filósofos

O figo: comida dos filósofos

O figo é uma fruta que é obtida da figueira Ficus Carica. É popularmente considerado como uma fruta que teria sua origem no Oriente Médio. Sua temporada inclui os meses de junho, julho, agosto e setembro. Nos tempos antigos, o figo era um alimento altamente valorizado por Platão e Diógenes, por isso foi batizado como "o alimento dos filósofos".

Caracteriza-se por ser uma fruta muito doce, de pele macia e com uma cor intensa que pode variar de verde a púrpura. Neste ponto, deve haver uma breve menção do breva, que são os figos característicos dos meses da primavera, com sabor adocicado, embora não tão predominante como na figueira.


Três tipos de figos podem ser encontrados dependendo da sua cor: branco (típico de figos menos maduros); preto (sua cor pode variar de vermelho escuro a preto) e vermelho (marrom azulado). Além disso, ao comprar esta fruta, podemos comprar fresca ou seca (é caracterizada por ter uma pele mais firme).

No que diz respeito às suas aplicações na cozinha, os figos podem ser utilizados na preparação de molhos, sobremesas, compotas, frutas cristalizadas ou infusões.

Além de suas qualidades e aplicações valorizadas na cozinha, o figo é uma fruta rica em água, fibras, carboidratos e minerais. Graças às suas propriedades, o figo facilita o funcionamento do sistema digestivo, regula os níveis de colesterol, age como um antioxidante, fortalece os ossos e previne o sofrimento da anemia.

Ao comprar esta fruta, é aconselhável escolher entre os espécimes que têm uma pele mais dura e sem manchas. O figo é um produto muito delicado, portanto é preferível consumi-lo dentro de um período não superior a três dias.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...