O damasco

O damasco

A temporada de damascos inclui os meses de maio a agosto. Fruta popular no verão, tem sua origem na China, Turquia, Irã e Armênia. As primeiras referências sobre a sua cultura remontam a 3000 aC, e foram os romanos que a introduziram na Europa devido às suas rotas comerciais com a Ásia.

O damasco vem da árvore frutífera Prunus Armeniaca. Seu nome científico adquiriu popularmente numerosos significados, de albaricoque, damasco ou alberchiguero.


 

Atualmente, o país com a maior produção é a Turquia, seguido pelo Irã e pelo Uzbequistão. Com relação à Espanha, o país ocupa a 11ª posição em termos de produção mundial; As principais regiões produtoras são Murcia, Valencia e Albacete.

O damasco tem uma forma arredondada no exterior, com uma pele aveludada e cor variável (amarelo, laranja ou rosa) e uma polpa amarelada que envolve um osso liso. No que diz respeito às suas qualidades organolépticas, é um fruto de sabor com tons que variam de doce a doce e azedo.

Em sua aplicação na cozinha, o damasco pode ser usado na preparação de marmeladas, compotas, biscoitos ou outros doces. Podemos consumi-lo cru, torrado, em calda ou seco, dando origem aos famosos damascos.

No que diz respeito às suas propriedades o damasco, é uma fruta rica em fibras, água, em vitaminas A, C e B (B1, B2, B3, B6 ou B9), em minerais como cálcio, potássio, ferro, zinco ou fósforo. Graças a estas propriedades nutricionais, o damasco tem os seguintes benefícios para a nossa saúde:

-Atua como um antioxidante

-Evite a retenção de líquidos

-É diurético

-Previne doenças cardiovasculares

-Ele fortalece o sistema imunológico

-Mantém em bom estado nossa pele e cabelo

-Recomendável para pessoas que querem perder peso

Ao comprar e preservar o damasco, devemos ter em mente que é uma fruta muito delicada. Devemos escolher entre espécimes firmes e com uma pele livre de impurezas. Para mantê-los, devemos mantê-los na geladeira.

Antes de consumir, recomenda-se lavar a fruta para eliminar qualquer vestígio de inseticida.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...