Cúrcuma: de corante têxtil a tempero culinário

Cúrcuma: de corante têxtil a tempero culinário

Cúrcuma (do árabe kourkoum, "açafrão") é obtida a partir da raiz da planta com o mesmo nome; uma planta herbácea perene nativa da Índia, China e Oriente Médio. Nos países da América Latina é conhecido como "pau" ou "raiz de açafrão" e na Espanha é chamado "açafrão das Índias" ou "açafrão do Oriente".

A referência mais antiga à cúrcuma remonta a 600 aC. Sabe-se que, nos tempos antigos, a cúrcuma era usada como um corante têxtil (para algodão, lã, seda, etc.), inclusive para colorir partes do corpo humano.


Atualmente, a cúrcuma é uma das especiarias mais utilizadas na culinária indiana. Esta especiaria está presente principalmente em pratos com arroz, carne, frango, peixe, verduras, legumes e até em doces. Na culinária da Índia, a cúrcuma é uma das especiarias essenciais na preparação de caril.

No entanto, o uso culinário de açafrão não se limita apenas ao território da Índia ou no Oriente Médio, mas se espalhou pelo mundo. Em suas aplicações na cozinha, a cúrcuma é considerada um substituto perfeito para o açafrão; tanto que esta especiaria tem sido apelidado de "açafrão amarelo" por sua intensa laranja ou amarelo ocre.

No que diz respeito às suas qualidades organolépticas, a cúrcuma tem um sabor doce com ligeiros toques de picante e amargo; semelhante ao gengibre. É geralmente usado em pequenas doses em pratos salgados e doces.

No entanto, o uso culinário da cúrcuma não se limita apenas ao território da Índia ou do Oriente Médio, mas se espalhou pelo mundo. Em suas aplicações na cozinha, a cúrcuma é considerada um substituto perfeito para o açafrão; tanto que esta especiaria foi apelidada de "açafrão amarelo" por causa de sua intensa cor laranja-amarelo ou ocre.

Da mesma forma, a cúrcuma é uma especiaria valorizada não só pela sua coloração ou poder culinária, mas o seu valor importante relacionado às suas propriedades medicinais. Há evidências de que a cúrcuma facilita a digestão, tem antitumoral, anti-inflamatória, antioxidante e é benéfico para prevenir a doença de Alzheimer, entre outros.

Levando em conta esses benefícios, os especialistas recomendam que a cúrcuma seja incorporada ao prato assim que o cozimento estiver pronto. Se a cúrcuma for cozida por mais 15 minutos, suas propriedades desapareceriam em 80%.

Podemos comprar este tempero em lojas de alimentos ou em lojas de produtos naturais, tanto em pó como em raízes (frescas ou secas). Para sua correta conservação, devemos armazenar a cúrcuma em um recipiente hermético, em local fresco e seco.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...