Batatas novas e velhas. Quais são as diferenças?

Batatas novas e velhas. Quais são as diferenças?

Em todo o mundo existem cerca de 7.500 variedades, na Espanha, temos 150 classes, que chegaram a nossa culinária após a descoberta da América, já que antes na Europa não existiam. O que queremos diferenciar neste artigo não são os diferentes tipos de batatas, mas sim os seus diferentes tipos e como distinguir as batatas novas e as antigas.

 


A batata nova ou precoce é colhida antes de amadurecer, por isso é mais frágil e seu tempo de conservação é curto. A batata velha ou tardia é colhida até 12 meses após o seu ponto de maturação perfeito. Também são vendidos como antigas as coletadas no ano anterior e que foram refrigerados por meses.

Ambos são facilmente distinguidos pela sua aparência: as novas têm pele clara, muito fina e lisa, são compactas, têm mais água e um tamanho pequeno. As batatas velhas mostram uma pele escura, grossa e enrugada; sua carne é amolecida, amarela e eles são maiores en tamanho.

Ambos têm benefícios para a saúde. A grande vantagem nutricional do início é que ele é rico em vitamina C e tem uma baixa ingestão calórica (menor que a de uma maçã). A batata tardia, por sua vez, tem mais potássio e sódio e seu teor de frutose diminui significativamente, tornando-a adequada para a dieta de pessoas intolerantes a ela.

Na cozinha elas também têm suas diferenças, já que cada uma é perfeita para um prato. Para cozinhar e fritar, o melhor é a nova porque é compacta e não quebra. É preferível descascar antes de cozinhar, especialmente se for um pouco verde. É importante remover completamente a parte verde, pois ela é tóxica. Para purê, assar e cozinhar, a batata velha é melhor, porque fornece mais consistência aos molhos, pois contém amido.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...