Propriedades nutricionais de insetos

Propriedades nutricionais de insetos

Há mais lugares onde os insetos podem ser encontrados como parte de uma dieta saudável e equilibrada. Embora eles também possam ser parte de uma moda, o fato é que os insetos têm sido tradicionalmente consumidos em muitos países devido a seus benefícios e as qualidades que eles têm para o corpo em todos os níveis.

De portais especializados em saúde, como Tratamento e Doenças, aconselhamos a inclusão desse tipo de alimento dentro da dieta habitual, não como produtos de emagrecimento, mas para manter um equilíbrio na dieta. De fato, neste mesmo ano, 2018 permitiu a comercialização de insetos em lojas de alimentos em toda a União Européia, portanto, o acesso a esses produtos é agora mais fácil do que nunca.


É fácil encontrar reações adversas quando se trata do consumo de insetos, devido em grande parte à cultura e educação em certas áreas da Terra. No entanto, em outros lugares é uma tradição consumir insetos desde o início da história, e que em praticamente toda a Ásia ou América, os insetos são muito comuns em alimentos, mesmo como ingrediente principal e em pratos de alta gastronomia.

Todos os estudos que foram realizados em torno do consumo de insetos chegam à mesma conclusão, e que há muitos benefícios de alimentos baseados em insetos de todos os tipos e em todos os níveis do organismo. Esses benefícios são de tal ordem que começam a implementar cardápios com insetos em algumas escolas, com resultados muito positivos tanto em termos de nutrição quanto na percepção das crianças.

Benefícios da alimentação baseada em insetos

Um dos principais benefícios do consumo de insetos é sua alta ingestão de proteínas, chegando em alguns casos a exceder 60% em sua composição. Isso está diretamente ligado à sua redução na ingestão calórica e à falta de carboidratos, com exceção da fibra, que também apresenta muitas vantagens em comparação com outros alimentos. Também não devemos esquecer que eles são uma fonte importante de ácidos graxos e minerais, o que equivale a peixes de qualidade em termos de sua composição.

Além de todos os benefícios para a saúde, o consumo de insetos tem outros benefícios para as pessoas e para todo o ambiente. Para começar, sua produção é muito menos dispendiosa em termos de recursos econômicos e naturais. Além disso, existem tantas variedades de insetos em todo o planeta que é impossível ficar entediado com eles ou não conseguir encontrar um que se adapte aos gostos de cada pessoa. Da mesma forma, vale ressaltar que são alimentos saborosos que podem enriquecer qualquer tipo de receita, por isso é aconselhável eliminar o mais rapidamente possível todas as dúvidas e preconceitos sobre o seu consumo e começar a desfrutar de todas as vantagens dos insetos como alimento diário.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...