Pimenta e suas variedades

Pimenta e suas variedades

A pimenta é uma das especiarias mais usadas na cozinha e altamente valorizada pelo seu sabor, aroma e versatilidade na preparação de muitas receitas.

Existem muitos tipos de pimentas. Há pimenta jamaicana, pimenta brasileira, pimenta caiena ou pimenta africana, entre muitos outros. Mas os mais conhecidos são aqueles pertencentes à família Piper.


Dentro deste gênero são pimenta preta e pimenta branca, mas também são conhecidas outras como "pimenta verde" e "pimenta vermelha".

Pimenta preta

É a mais utilizada nas nossas cozinhas porque tem um sabor forte e picante. É colhida quando as bagas não estão maduras e deixam secar, daí a aparência áspera e negra que apresenta.

Podemos usá-lo em qualquer tipo de preparação: ensopados, assados, picles ou em saladas.

Pimenta branca

Neste caso, e ao contrário da pimenta preta, é colhida quando suas frutas estão maduras. Tem um sabor suave, mas muito intenso. Quando foi coletado, é macerado em água para remover a pele e usar o grão.

Combina muito bem em pratos com carne, peixe, sopas, molhos ou frutas.

Pimenta verde

Como a pimenta preta, é colhida quando a fruta é imatura. Mas, neste caso, a pimenta verde é marcante por sua cor verde intensa e seu sabor de menta. Esta pimenta é perfeita para ensopados de peixe, carnes, molhos e frutos do mar.

Pimenta vermelha

É o menos conhecido porque não é facilmente encontrado no mercado. É colhido quando a fruta está madura. Tem um sabor suave e um aroma forte.

Pode ser usado na preparação de carnes, peixes, sopas ou molhos.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...