O agrião é uma planta semiaquática, cada vez mais incorporada à nossa dieta, que previne certas doenças.
É rico em fibras, antioxidantes, vitamina C, beta-caroteno, ácido fólico, potássio, cálcio, fósforo, ferro e iodo. Seus níveis de cálcio são mais altos que os do leite e seu ferro é mais alto que o conteúdo de espinafre. Também contém quantidades moderadas de vitaminas B1 e B2, zinco, cobre e manganês.
No entanto, nunca é consumido sozinho, devido ao seu sabor azedo, recomenda-se adicioná-lo a sucos, saladas e outros pratos como ingrediente aromatizante ou molho.
Eles são particularmente eficazes no tratamento de diferentes tipos de anemia devido ao seu alto teor de ferro, essencial para a síntese de hemoglobina e ácido fólico. A vitamina C, também contida no agrião, facilita a absorção do ferro.
Propriedades antiinflamatórias: o agrião é rico em vitamina C, que tem ação anti-inflamatória e pode ajudar a prevenir ou curar gripes e resfriados.
Tem efeitos antioxidantes e anticancerígenos, ajuda a prevenir ou combater os danos causados pelos radicais livres nos tecidos, prevenindo o envelhecimento precoce e reduzindo o risco de desenvolver câncer e outras doenças crônicas ou degenerativas.