15 de dezembro de 2018
  • Gastronomia.com España
  • Gastronomia.com México
  • Gastronomia.com Perú
  • Gastronomia.com Colombia
  • Gastronomia.com Paraguay
  • Gastronomia.com Argentina
  • Gastronomia.com Ecuador
  • Gastronomia.com USA
Siga-nos no  

5 de dezembro de 2018
Avaliação  52 (2)
Bernardo Fuertes, novo vice-presidente executivo de FIBEGA Miami
FacebookTwitterGoogle PlusLinkedin
Temos o prazer de entrevistar a Bernardo Fuertes, um grande especialista no mundo das viagens e amante da gastronomia. Depois de mais de vinte anos de experiência no setor de comunicações, ele se junta à equipe da FIBEGA MIAMI como vice-presidente executivo. 

Como você chega ao mundo das viagens?




Eu poderia dizer que por acaso, mas é uma chance procurada pelos meus interesses pessoais. Como quase todo mundo, adoro viajar e consegui fazer disso minha profissão. Se além disso, adiciono meu gosto pela gastronomia, acontece que em FIBEGA eu tenho os componentes ideais para misturar minhas grandes paixões com o trabalho.
 
Pontos de interesse e experiência profissional no passado

Anteriormente me dediquei aos meios de comunicação, quase sempre no mundo das revistas. Nos últimos dez anos fui vice-diretor da revista Condé Nast Traveler. A partir daí tive a oportunidade de conhecer os destinos mais incríveis e conhecer o mundo em profundidade: sua gastronomia, cultura, paisagens, costumes. Acho que isso me deu uma boa perspectiva global e muito completa do mundo do turismo. Precisamente aqui é onde pude verificar que a gastronomia é uma das razões fundamentais para viajar e decidir qual será o próximo destino.

Ao viajar para fazer alguma reportagem, uma das prioridades era conhecer a cultura culinária do destino. Os próprios nativos sabiam da importância da culinária local e organizavam visitas a seus mercados, produtores e restaurantes. Os nativos e habitantes locais conocem a importância que a gastronomia tem como forma de atrair turistas
 
Qual é a sua visão para FiIBEGA e para o mundo do turismo gastronômico?

Fibega é uma oportunidade excepcional. É a única feira mundial de turismo gastronômico. Estamos a falar de um aspecto do mundo das viagens que é muito importante porque, para mais de metade dos viajantes, a gastronomia é uma motivação fundamental na escolha de um destino.

Quando você visita outros países, você faz isso com a mente aberta. Aberto aos seus costumes e a sua cultura. Conhecer novos sabores, novos produtos, novas formas de prepará-los, é uma das experiências mais enriquecedoras que existem. De fato, quando as pessoas retornam da viagem, uma das experiências que são lembradas com mais prazer e maior intensidade são aquelas das refeições que foram experimentadas. A gastronomia é o melhor embaixador de um país, pois permite criar lembranças que permanecem na memória visual, gustativa e olfativa do visitante.
 
O que significa ser o vice-presidente executivo da FIBEGA?

É uma tremenda mudança e uma fantástica oportunidade para mim. Com FIBEGA, dou o salto para a organização de feiras de um ponto de vista internacional e no epicentro global que Miami representa. Meu relacionamento com pessoas de todos os países do mundo é agora muito maior. Isso me faz sentir um cidadão global. Amo o personagem multinacional que representa um desafio como o FIBEGA.
 
Como você vê a edição de 2019?

2019 é o ano de consolidação de um projeto muito ambicioso para a FIBEGA. O encontro, que será realizado nos dias 10, 11 e 12 de maio no Miami Beach Convention Center, é destinada a todos os atores do turismo gastronômico: destinos, cruzeiros, companhias aéreas, empresas privadas, produtores.

Os melhores agentes de viagens e operadores turísticos visitarão a feira em busca das novidades e dos produtos de maior destaque no turismo gastronômico. Teremos três congressos especializados com apresentações de alto nível, workshops e apresentações. Nos stands, haverá showcooking e degustação dos produtos e pratos que os destinos querem promover.

Em resumo, será uma oportunidade fantástica para fazer bons negócios e desfrutar da viagem e a gastronomia.

Valora esta noticia 

 

Top videos

EVENTOS
10 de outubro de 2017
(41)
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastronomía y el Encuentro Iberoamericano de Chefs. Países como Perú, México, Argentina, Uruguay, Brasil, Guatemala o País Vasco mostraron su riqueza y diversidad gastronómica; y representantes de diferentes sectores relacionados con la cocina como los chefs Germán Martitegui, Andoni Luis Aduriz o José del Castillo, ofrecieron showcookings y presentaciones. Un túnel del vino, en el que se ofrecieron catas y degustaciones de los vinos y bebidas más representativas y sorprendentes, y diferentes espacios de degustación y mercado. 3 jornadas de celebración de la cultura gastronómica de Iberoamérica que reunieron a más de 22.000 visitantes.