23 de maio de 2019
  • Gastronomia.com España
  • Gastronomia.com México
  • Gastronomia.com Perú
  • Gastronomia.com Colombia
  • Gastronomia.com Paraguay
  • Gastronomia.com Argentina
  • Gastronomia.com Ecuador
  • Gastronomia.com USA
Siga-nos no  

14 de dezembro de 2018
Avaliação  52 (2)
2 clássicos mexicanos: a chelada e a michelada
FacebookTwitterGoogle PlusLinkedin
A chelada e michelada são duas bebidas mexicanas clássicas, mas sabemos a diferença entre elas? De Pikio Taco, uma taqueria localizada no coração de Gracia, em Barcelona, eles nos dão as chaves para descobri-lo.
 
A michelada é a mais conhecida e, embora existam muitas variantes, ambas possuem ingredientes comuns: cerveja, suco de limão e sal; sempre acompanhado de gelo. À michelada são adicionados molhos, como tabasco, molho valentina e suco de tomate. As duas bebidas são sempre preparadas em um copo gelado (com a borda umedecida com suco de limão para adicionar sal), neste copo todos os ingredientes são misturados e finalmente a cerveja é adicionada.
 
A mistura de cerveja com suco de limão, gelo e o toque de molhos, no caso da michelada, proporciona um sabor refrescante ideal para dias quentes onde queremos um pouco mais de sabor sem desistir de uma cerveja muito fria.




 
A chelada e a michelada são duas bebidas essenciais no México, onde a última é considerada um excelente remédio para a ressaca ou "cruda", como é chamado no país asteca. Michelada é a alternativa mexicana ao Bloody Mary, conhecido por seus benefícios para superar as conseqüências de uma festa noturna.

A história de sua origem tem várias versões, mas existem duas que têm mais força. A primeira aponta para a cidade de San Potosí onde se diz que um dos membros do Club Deportivo Potosino, chamado Michel Ésper, sempre pediu cerveja com gelo, limão e molhos quentes, algo incomum na época. Com o tempo os sócios começaram a pedir uma cerveja como a de Michel, batizando-a de michelada. A segunda alternativa à origem desta bebida refrescante é muito mais simples e refere-se à contração da frase 'mi chela-cerveja-gelada'.

Valora esta noticia 

 

Top videos

EVENTOS
10 de outubro de 2017
(43)
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastronomía y el Encuentro Iberoamericano de Chefs. Países como Perú, México, Argentina, Uruguay, Brasil, Guatemala o País Vasco mostraron su riqueza y diversidad gastronómica; y representantes de diferentes sectores relacionados con la cocina como los chefs Germán Martitegui, Andoni Luis Aduriz o José del Castillo, ofrecieron showcookings y presentaciones. Un túnel del vino, en el que se ofrecieron catas y degustaciones de los vinos y bebidas más representativas y sorprendentes, y diferentes espacios de degustación y mercado. 3 jornadas de celebración de la cultura gastronómica de Iberoamérica que reunieron a más de 22.000 visitantes.