Mandioca: exemplo de multiculturalismo

Mandioca: exemplo de multiculturalismo

O Equador é um país muito biodiverso e multicultural, sua gastronomia é o melhor exemplo disso. Cada região prepara seus pratos mais tradicionais com seus produtos mais típicos, criando suas próprias combinações e receitas.


A mandioca é o quarto produto básico mais importante no Equador, depois do arroz, trigo e milho. É cultivado e consumido em todas as províncias do país, inclusive em Galápagos. É um cultivo tradicional e seu uso na cozinha dependerá de cada uma das regiões.

Existem muitas variações de mandioca, de fato, no povo Kichwa, 31 tipos diferentes de mandioca foram encontrados (28 brancos com amido e 3 amarelos). Todos eles são usados como alimentos ou para fins medicinais. No entanto, não apenas variam sua cor, sua forma também varia, elas podem ser longas, pequenas, finas ou grossas.

Nativa da América Tropical, é uma fonte econômica de calorias e podemos citar alguns pratos que são baseados neste tubérculo, como locro de mandioca, sancocho de mandioca, menestra de mandioca, pão de mandioca, muchines, tamales e a bebida tradicional, chicha. Cada um desses alimentos reflete uma cultura e região diferentes.

Além de ser tão versátil, possui boas propriedades, como carboidratos complexos e alto teor de vitaminas, minerais e fibras. Serve como um desintoxicante e tem efeitos depurativos. Como já mencionamos, a mandioca é a base da chicha e esta bebida é um ícone da Amazônia equatoriana. É por isso que a mandioca tem um grande valor simbólico nesta região.

Diana Ramírez R.

Créditos da imagem: Pinterest (NutriOptima)





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...