Fusão de culturas: lombo salteado

Fusão de culturas: lombo salteado

Alguns pratos típicos peruanos não nasceram especificamente de cozinhas peruanas, como no caso do nosso prato de hoje. O lombo salteado é composto por uma combinação de tiras de carne de vitela frita com cebola e tomate sempre acompanhadas de batatas fritas e uma porção de arroz.

Em meados do século XIX, os primeiros imigrantes chegaram da China para trabalhar em fazendas na costa peruana, trazendo consigo seus costumes culinários como a técnica do salteado. O lombo salteado deriva da fusão da cultura oriental com a peruana, realmente surge da fusão destes dois pratos: o lombo a la chorrillana e o lombo de vaca que foram preparados em chifas (restaurantes de comida oriental).


Atualmente é um dos pratos favoritos dos comensais e um dos tesouros da culinária peruana, seus ingredientes podem variar dependendo da região onde é preparado e dos gostos de cada pessoa. No entanto, você não pode faltar o toque peruano, o ají amarelo que é usado em muitos outros pratos emblemáticos, como as papas huancaína.

A receita original é preparada com carne bovina, embora você também possa cozinhar com carne de porco ou frango. Para preparar o prato, refogue os ingredientes num wok ou frigideira grande com um pouco de óleo. É uma receita muito preparada em lares peruanos e é oferecida em muitos restaurantes.

Diana Ramírez R.

Créditos da imagem: Que vida rica





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...