A borragem

A borragem

A borragem é um vegetal altamente valorizado no campo gastronômico por sua versatilidade, pois é usado em muitos pratos. Pertence à família Boraginaceae, uma planta nativa da Síria e do Egito, mas muito difundida nas regiões do Mediterrâneo, Ásia Menor ou América do Sul.


Na Espanha, é um produto com muita presença na região de Aragão, até mesmo adquirindo o caráter de um prato regional, também é muito popular em La Rioja e Navarra. Seus caules e folhas são usados para a preparação de sopas e caldos e podem ser consumidos cozidos ou crus.

Os caules da borragem podem ser combinadas com ovos mexidos, camarões ou cogumelos; com batatas temperadas em azeite ou com acelga, alho e ovo.

Podemos consumir suas folhas panadas, fritas ou como base de um caldo de legumes. Além disso, eles também podem ser usados na preparação de sobremesas, como crespillos.

 

Para a preparação dos crespillos a folha de borragem é panada em farinha, ovo e anis e depois frita numa panela. Finalmente, polvilhe açúcar ou cacau e adicione um pouco de mel.

Além das suas utilizações na cozinha, a borragem possui propriedades medicinais devido às suas propriedades diuréticas, anti-stress e sudorificantes. Também ajuda a melhorar a pressão arterial e reduzir o colesterol, entre outros.

Pode ser usado em infusões ou mesmo em óleo com benefícios importantes para a pele.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...